sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gestos na Missa...

Posição do Corpo: Gestos e significados
http://paroquianossasenhoradocarmo.com/liturgia/posicoes.jpg
A religião assume o homem todo, como ele é: corpo e alma. A Graça não destrói a natureza humana, mas a completa e aperfeiçoa. Por isso, rezamos com o corpo também, dizendo palavras e fazendo gestos.
O homem é corpo e alma. Há nele uma unidade vital. Por isso ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra, o seu silêncio, o seu gesto , tudo é expressão de sua vida. Na Missa fazemos parte de uma Assembléia dos filhos de Deus, que tem como herança o Reino dos Céus. Por isso na Celebração Eucarística, não podemos ficar isolados, mudos, cada um no seu cantinho.
A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, do canto, da posição do corpo e também do silêncio.
Tanto o canto como o gesto, ambos dão força à palavra. A Oração não diz respeito apenas à alma do homem, mas ao homem todo, que é também corpo. O corpo é a expressão viva da alma. A Missa é o louvor visível do Povo de Deus. Vejamos o significado dos gestos:

SENTADO:
É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar. É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair.

DE PÉ:
É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição do "orante". A Bíblia diz: "Quando vos puserdes em pé para orar, (...)" (Mc 11,25). Falando dos bem-aventurados, João vê uma multidão, de vestes brancas, "de pé, diante do Cordeiro", que é Jesus (Ap 7,9).

DE JOELHOS:
Posição comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Significa adoração a Deus. São Paulo diz: "Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra" (Fl 2,10). Rezar de joelhos é mais comum nas orações individuais. "Pedro, tendo mandado sair todos, pôs-se de joelhos para orar" (At 9,40).

GENUFLEXÃO:
É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário. Também fazemos genuflexão diante do crucifixo na Sexta-Feira Santa, em sinal de adoração. (Não é adoração à Cruz, mas a Jesus que nela foi pregado).

INCLINAÇÃO:
Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a bênção solene.
MÃOS LEVANTADAS: É atitude dos "orantes". Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo: "Quero, pois, que os homens orem em qualquer lugar, levantando ao céu as mãos puras, sem ira e sem contendas" (1 Tm, 2,8)

MÃOS JUNTAS:
Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade.

PROSTRAÇÃO:
Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova e uma nova missão.

SILÊNCIO:
O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. "O Senhor fala no silêncio do coração". É oportuno fazer silêncio depois das Leituras, da homilia e da Comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse. Meditar é também uma forma de participar. Uma Missa que não tivesse nenhum momento de silêncio, seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.

No quadro abaixo temos um roteiro com as partes de uma celebração juntamente com a posição que normalmente devemos nos portar:
Ritos Iniciais
Monição ambiental
Canto de entrada
Acolhida e saudação
Ato penitencial
Hino de louvor (Glória)
Oração "coleta"
em pé
em pé
em pé
em pé
em pé
em pé
Liturgia
da
Palavra
Monição á Liturgia da Palavra
Proclamação da 1ª Leitura
Salmo Responsorial
Proclamação da 2ª Leitura
Canto de aclamação ao Evangelho
Proclamação do Evangelho
Homilia (pregação)
Profissão de fé (Creio)
Oração dos fiéis
sentados
sentados
sentados
sentados
em pé
em pé
Sentados
em pé
em pé
Liturgia
Eucarística

Preparação das Oferendas
Canto e Procissão das Oferendas
Apresentação do pão e do vinho
Presidente lava as mãos
Orai, irmãos!
Oração sobre as Oferendas
sentados
sentados
sentados
em pé
em pé
Oração
Eucarística
ou
Anáfora
Prefácio e "Santo"
Invocação do Espírito Santo
Narrativa da Ceia
Consagração do pão e do vinho
"Eis o Mistério da fé!"
Lembra Morte e Ressur. de Jesus
Orações pela Igreja
Doxologia (Por Cristo...)
em pé
em pé
de joelhos
de joelhos
em pé
em pé
em pé
em pé
Rito
da
Comunhão
Pai Nosso e oração seguinte
Saudação da Paz
Fração do Pão
Cordeiro de Deus
Felizes os convidados!
Distribuição da Comunhão
(Canto de ação de graças)
Oração após a Comunhão
em pé
em pé
em pé
em pé
em pé
sentados
sentados
em pé
Ritos Finais
Comunicados e convites
Benção final
Despedida (Ide em paz!)
em pé
em pé
em pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário